Atenção: Este site requer Flash e JavaScript para seu pleno funcionamento.
Certifique-se que o Flash e JavaScript estão ativados nas opções do seu navegador.
Para baixar a a versão atualizada, clique aqui.

Conheça a Política Ambiental e de Energia da Volkswagen do Brasil

Preâmbulo
 

A Volkswagen do Brasil – Indústria de Veículos Automotores Ltda. desenvolve, produz e comercializa motores, automóveis, veículos comerciais e componentes para o mercado nacional e internacional. A empresa assume o compromisso com a melhoria contínua do seu Sistema de Gestão e do desempenho ambiental e energético para alcançar a compatibilidade entre seus processos, atividades, produtos e serviços e o meio ambiente, assim como com a redução da utilização dos recursos naturais e de energia, visando a preservação do meio ambiente, a prevenção dos danos ambientais e o uso e consumo eficaz de energia, por meio do cumprimento da legislação e demais normas ambientais e de energia vigentes, principalmente as que tratam de geração de emissões atmosféricas, uso e descarte de água, manipulação de materiais perigosos, disposição final de resíduos perigosos e uso e consumo de energia.

 

Princípios

 

1º princípio

O objetivo da Volkswagen do Brasil – Indústria de Veículos Automotores Ltda. é a prevenção da poluição e de outros danos ambientais, adicionado ao uso eficaz de energia, em todos os seus processos, atividades, produtos e serviços.

 

2º princípio

Temos como objetivo principal desenvolver, produzir e comercializar motores, automóveis, veículos comerciais e componentes de alta qualidade que satisfaçam os requisitos ambientais e energéticos de nossas partes interessadas, incluindo nossos clientes, bem como a legislação e demais normas ambientais e de energia vigentes.

 

3º princípio

Para assegurar o futuro de nossa empresa e para aumentar a sua competitividade, pesquisamos e desenvolvemos continuamente produtos e processos ambiental e energeticamente eficazes. Garantimos a disponibilidade de recursos para atingir objetivos e metas ambientais e de energia.

 

4º princípio

Com base no nosso Sistema de Gestão e nesta Política Ambiental e de Energia, em conjunto com os fornecedores e prestadores de serviços, nós, como organização, promovemos a melhoria contínua de processos, atividades, produtos e serviços, bem como desse sistema e do desempenho ambiental e energético.

 

5º princípio

A direção da empresa verifica regularmente o cumprimento de todos os elementos do Sistema de Gestão visando assegurar sua adequação e conformidade. Nossa organização mantém um compromisso com o cumprimento da legislação e demais normas ambientais e de energia aplicáveis aos nossos processos, atividades, produtos e serviços, assim como com outros requisitos aos quais a empresa se subscreveu, que incluem a preparação e atendimento a emergências ambientais e contingências energéticas.

 

6º princípio

A comunicação aberta e clara com as partes interessadas é algo que consideramos primordial. A colaboração com os Órgãos Governamentais se canaliza por meio de uma atitude fundamentalmente negociadora e baseada na confiança. Garantimos a disponibilidade de informação necessária para atingir objetivos e metas ambientais e de energia.

 

7º princípio

Todos os colaboradores da empresa estão informados e qualificados em proteção ambiental e em uso e consumo eficaz de energia, de acordo com cada uma de suas atividades. Eles estão comprometidos com a aplicação desses princípios, com o cumprimento da legislação e demais normas aplicáveis, dentro de suas respectivas áreas de trabalho.

 

Escopo da Certificação Ambiental da Unidade Anchieta

- Planejamento e Desenvolvimento, Fabricação e Montagem de Automóveis e Utilitários, Componentes e Autopeças.

 

Escopo da Certificação Ambiental da Unidade São Carlos

- Produção de motores automotivos.

 

Escopo da Certificação Ambiental da Unidade São José dos Pinhais

- Fabricação e Montagem de Automóveis e Componentes.

 

Escopo da Certificação Ambiental da Unidade Taubaté

- Estamparia, carroceria, pintura e montagem final de automóveis na fábrica de Taubaté.