Atenção: Este site requer Flash e JavaScript para seu pleno funcionamento.
Certifique-se que o Flash e JavaScript estão ativados nas opções do seu navegador.
Para baixar a a versão atualizada, clique aqui.

Anuário de Responsabilidade Corporativa 2014

Para a Volkswagen, sustentabilidade significa realizar suas atividades de negócio de uma maneira responsável e de longo prazo, não buscando o sucesso apenas em curto prazo e às custas dos demais. A intenção da empresa é que todos devem se beneficiar com o seu crescimento: clientes, investidores, empregados e a sociedade mais ampla. Desta maneira, bons empregos e tratamento cuidadoso dos recursos e do meio ambiente formam a base para a geração de valores duradouros.

E não poderia ser diferente: todos os anos, a empresa produz milhares de veículos no País. Isso dá origem a efeitos positivos como a geração de empregos, prosperidade regional e tecnológica, mas também impacta nas emissões e no consumo de recursos. Entre as tarefas mais importantes está, portanto, garantir uma produção cada vez mais responsável e eficiente, e tornar a mobilidade não somente o mais segura, conveniente e compatível com o meio ambiente, mas ao mesmo tempo acessível para um grande número de pessoas.

Para garantir a busca coerente e focada de seus objetivos, a empresa busca concentrar-se no que é essencial. Por isso, definiu recentemente, por meio de um teste de materialidade, os temas prioritários para sua publicação anual de temas ligados à sustentabilidade. Os desafios são grandes: vão desde garantir produtos e produção cada vez mais seguros e eficientes até uma cadeia de fornecimento sustentável.


Sendo assim, a empresa lança a nova versão do Anuário de Responsabilidade Corporativa, divulgando ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa realizadas pela empresa em 2014, além de projetos que contribuem fortemente com o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Este é o terceiro ano consecutivo que a Volkswagen do Brasil publica o documento, que está alinhado a um dos objetivos do Mapa Estratégico da empresa: “Fortalecer Sustentabilidade como Princípio de Gestão”.

O Anuário segue as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), organização internacional que desenvolveu o modelo para relatório de sustentabilidade utilizado por grandes empresas no mundo; inclusive pelo Grupo Volkswagen, desde 2005. O documento passou por asseguração externa da consultoria PricewaterhouseCoopers (PWC) e sua versão completa também passou pelo serviço de Aplicação de Nível da GRI, que confirmou que o documento foi elaborado de acordo com as Diretrizes GRI G3.1, em seu nível de aplicação A+.

Com aproximadamente 100 páginas, o “Anuário de Responsabilidade Corporativa – Volkswagen do Brasil 2014” tem como principal objetivo divulgar as ações de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, mensurando o desempenho da empresa nesses aspectos e prestando conta aos seus principais públicos de interesse sobre os temas considerados relevantes. Além de contribuir com a imagem da marca, o Anuário presta serviço de informação para os mais diversos públicos, uma vez que serve como fonte de pesquisa. Além de ser uma importante ferramenta de diálogo com os seus principais públicos de relacionamento.

Para conhecer o “Anuário de Responsabilidade Corporativa - Volkswagen do Brasil 2014” faça o download no link abaixo.