Atenção: Este site requer Flash e JavaScript para seu pleno funcionamento.
Certifique-se que o Flash e JavaScript estão ativados nas opções do seu navegador.
Para baixar a a versão atualizada, clique aqui.

Governança Corporativa

A Volkswagen do Brasil pauta suas ações dentro dos preceitos de legalidade, probidade e transparência e espera de seus empregados e parceiros de negócios a observância de uma conduta ética em todos os aspectos.

Na empresa as questões relacionadas ao combate à corrupção, ética nos negócios, gerenciamento de riscos e a conformidade com normas internas e externas são abordadas de forma integrada e tratadas consistentemente como forma de assegurar a sustentabilidade do negócio.

Conceitos gerais

O foco da Governança Corporativa é gerenciar a empresa de forma eficiente, confiável e transparente, a fim de assegurar a sustentabilidade de seus negócios ao longo do tempo. É o sistema que regula a empresa através da atribuição de responsabilidades, processos de decisão e autoridades. Sendo assim, é de suma importância assegurar que os regulamentos internos estejam devidamente formalizados e sejam conhecidos por todos os empregados.

A diretoria local é composta por 11 membros, que deliberam sobre as ações para o desenvolvimento da empresa e o cumprimento dos objetivos estratégicos alinhados com a matriz do Grupo Volkswagen, sempre observando o respeito às legislações nacional e internacional.

Compliance

Compliance trata de todas as medidas adotadas pelas empresas para assegurar que seus empregados atuem de maneira correta no que diz respeito às leis e proibições, regulamentos internos, padrões éticos e morais estabelecidos e declarações públicas. Entre os focos de atuação podemos destacar o atendimento aos requisitos ambientais, a prevenção à lavagem de dinheiro e as práticas anticorrupção.

A Volkswagen do Brasil tem como convicção que o sucesso de suas atividades só pode ser assegurado de forma sustentável se os princípios de Compliance forem observados. É através de um programa de Compliance que contém ações de comunicação e treinamento sobre respeito às regras que a empresa dissemina os conceitos de conformidade entre seus empregados e demais partes interessadas.

O reflexo da postura da empresa pode ser observado no desdobramento do Programa de Compliance sob a forma de várias iniciativas, uma delas é a publicação e distribuição de cartilhas com o objetivo de manter seus empregados e parceiros de negócios sempre informados sobre a importância da aderência às leis e à conduta ética

Os conteúdos das cartilhas podem ser acessados e baixados nos links abaixo:


 
 
Código de Conduta Volkswagen

O Código de Conduta do Grupo Volkswagen define os princípios básicos aos quais todos os empregados devem aderir. O seu conteúdo resume as regras aplicáveis nos dias atuais, especialmente no que tange o combate à corrupção e a garantia de um cenário de competição justa.

Este documento (vide link abaixo) oferece orientação concisa e suporte para o gerenciamento de questões éticas presentes no trabalho do dia-a-dia. Ele é o compromisso da Volkswagen com o atendimento de regulamentos internos e externos. Além disso, a Volkswagen do Brasil estimula que os seus parceiros de negócios também observem os mesmos princípios ali presentes.

Clique e faça o download do nosso Código de Conduta:

 

Gerenciamento de Riscos

Toda atividade econômica traz consigo riscos que podem impactar negativamente nos resultados da empresa e seus negócios. Além de prejuízos econômicos, eventos indesejados podem trazer danos significativos à nossa reputação. Na Volkswagen do Brasil a gestão de riscos faz parte dos processos corporativos e envolve a identificação detalhada de riscos, avaliação dos seus potenciais impactos, implementação de medidas para eliminá-los ou reduzir sua probabilidade de ocorrência e verificação da efetividade de tais medidas. Essas práticas estão alinhadas com os princípios do Grupo Volkswagen.


Auditoria Interna

A Auditoria Interna é responsável pela análise dos processos e controles internos, sugerindo melhorias, auxiliando as áreas a executarem suas tarefas com eficiência e regularidade. Também é responsável pela administração dos canais de denúncias, atuando na prevenção e identificação de possíveis fraudes que prejudicam as relações comerciais e a imagem da empresa.

  • ATENÇÃO: O canal de denúncias deve ser utilizado exclusivamente para prestar informações acerca de desvios de conduta ou possíveis fraudes. Para solicitações referentes aos nossos produtos, serviços de manutenção, rede de concessionários e Volkswagen Service favor utilizar os canais disponíveis na seção Fale Conosco.
 Hot-line: 0800 770 5 770
 E-mail: conduta@volkswagen.com.br
Canais de denúncia Volkswagen 

Correio: Estrada Marginal da Via Anchieta, KM 23,5 

Bairro Demarchi - CPI 1013
São Bernardo do Campo - SP
CEP 09.823 - 901

Sistema Ombudsman

O Sistema Ombudsman é uma parte importante do sistema anticorrupção do Grupo Volkswagen e cria um ambiente seguro, dentro do qual os empregados e parceiros de negócios podem ajudar a combater a corrupção e conflitos de interesse.

Dois advogados externos altamente respeitados atuam desde 2006 como ombudsmen independentes para receber informações sobre suspeitas de corrupção. Toda informação recebida é tratada com o mais estrito sigilo e após uma revisão inicial e confirmação da procedência das informações recebidas, o assunto é encaminhado para esclarecimentos e averiguações por parte da Auditoria Interna.

Os ombudsmen estão ligados ao juramento de segredo profissional. Sendo assim, o nome da pessoa que fornece informações só será repassado à empresa se ela assim o desejar.

Contatos:

Dr. Rainer Buchert

Thomas Rohrbach

Bleidenstraße 1

60311 Frankfurt am Main

Tel. +49-69-710 33 330
Tel. +49-6105-921355
Fax. +49-69-710 34 444

Wildgäßchen 4

60599 Frankfurt/Main

Tel. +49-69-65 30 03 56
Fax. +49-69-65 00 95 23

dr-buchert@dr-buchert.derohrbach@ra-rohrbach.de

Acesse a página do sistema Ombudsman na Volkswagen AG

Ombudsman System (Inglês)

Operar de forma sustentável é um enorme desafio para o futuro de qualquer empresa, bem como da Volkswagen, de seus empregados e parceiros de negócios.
Em toda a ação, em toda a decisão devemos considerar os aspectos sociais, econômicos e ambientais, promovendo clima positivo e respeitoso, protegendo a integridade da empresa, de seus empregados e das comunidades com as quais interage.

 

 

  • “As cartilhas, de titularidade da Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda., estão protegidas por direitos autorais. Sua reprodução total ou parcial depende de prévia e expressa autorização da titular.”.