2.3.47.2, 2017-10-10 18:26:25
Linha de motores TSI

Motor TSI

Veja a linha completa TSI

Veja toda a linha TSI e veja o que mais um Volkswagen pode lhe oferecer.

  • Novo Polo 200TSI

    O Novo Polo conta com a tecnologia do motor "200 TSI" nas versões Comfortline e Highline. Com 200 Nm (Newton-metro) de torque, o maior da categoria, é o grande responsável pela sensação de performance e deslocamento, quando o corpo “cola” no banco nas retomadas de velocidade. Isso garante esportividade, prazer ao dirigir e segurança para realizar ultrapassagens e superar subidas íngremes com facilidade. É aquela sensação de poder contar com o motor sempre que necessário.

  • up! TSI

    Carro do ano de 2014, o mais premiado de 2015 e que continua no primeiro lugar do pódio em 2016. É a própria essência dos motores TSI: rápido, leve e econômico. 1.0 quando abastece, TSI quando acelera.

  • Golf TSI

    Não é só um carro, é o Golf. E não é só o Golf, é o Golf TSI. O clássico modernizado da Volkswagen está mais leve, apresentando potência junto de muita economia.

  • Golf GTI

    Com toda a modernidade que a Volkswagen oferece, o Golf GTI é um verdadeiro ícone automotivo. Equipado com o motor TSI 2.0 de 220cv, é o carro de quem não dispensa adrenalina.

  • Golf Variant TSI

    Ainda mais Golf para você. Com motor TSI 1.4 de 150 cv, é a perua mais potente do mercado. Mais espaçosa, confortável e econômica também.

  • Novo Passat TSI

    Uma nova categoria de sofisticação, com uma nova categoria de motor. O Novo Passat TSI 2.0 Comfortline ou Highline tem 220 cv de potência. É tanto motor que é impossível ser econômico, certo? Errado. Essa é a magia dos TSI.

  • Jetta TSI

    O sedan com esportividade que só se alcança com um motor TSI. Disponível nas versões Comfortline 1.4 e Highline 2.0, tem potência inacreditável para a economia que oferece.

  • Tiguan TSI

    É outra categoria de off-road: a dos potentes e econômicos. Equipado com o motor TSI 1.4 de 150cv encara qualquer terreno com estilo, leveza e rapidez.

Motor TSI

Potência, economia e adrenalina.

Com toda a modernidade que a Volkswagen oferece, o TSI é um verdadeiro ícone automotivo.

Essa eficiência em combinar performance com prazer ao dirigir e baixo consumo é demonstrada em números. Em economia – entre os modelos equipados com motores com injeção direta de combustível e turbocompressor participantes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), os Volkswagen estão entre os melhores em consumo energético (MJ/km).

A eficiência também é demonstrada em desempenho – todos os modelos equipados com motor TSI aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

Conheça a linha de motores TSI

Motores TSI

O TSI segue a tendência do downsizing: um motor que reduziu de tamanho e aumentou a potência.

Essa fórmula de sucesso é composta por diferentes elementos. O primeiro deles é um motor pequeno, que é mais eficiente por desperdiçar menos energia em atrito; também é mais leve, o que colabora para a redução de peso total do carro.

Injeção direta: fundamento da tecnologia TSI. A tecnologia TSI está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão.
A injeção por alta pressão permite maior pulverização do combustível, o que melhora a combustão e colabora para menor consumo – também permite que motores flexíveis em combustível (que podem ser abastecidos com etanol, gasolina ou qualquer combinação dos dois) dispensem sistema auxiliar para partida a frio.

Motor TSI de 105cv

Turbocompressor. Também chamado de “turbo”, o turbocompressor aumenta a massa de ar admitida pelo motor para seu funcionamento ao comprimir esse ar. Ao se utilizar turbocompressor, parâmetros como potência, torque e eficiência são aumentados significativamente em comparação a um motor de mesma cilindrada com aspiração natural.

Além de aumentar a potência, o turbocompressor tem a função de poupar energia e gerar mais força – ele aproveita gases de escapamento que seriam descartados, colaborando para reduzir emissões.

Válvula wastegate. A válvula wastegate (ou válvula de passagem) é o “acelerador” do turbo, controlando a passagem dos gases de escape pela turbina. Controlada eletronicamente pela unidade eletrônica de controle do motor (ECU), a válvula wastegate deve ser fechada em baixos regimes de rotação de modo a permitir ao turbocompressor receber toda a corrente de gases de escapamento (que atingem altas temperaturas), o que assegura formação de torque consistente.

Prêmios

Os modelos com motores TSI já receberam muitos prêmios.

Próximos Passos