2.3.47.2, 2017-10-10 18:26:25

Governança Corporativa

“Um time unido pela integridade”

A Volkswagen do Brasil pauta suas ações dentro dos preceitos de legalidade, probidade e transparência e espera de seus empregados e parceiros de negócios a observância de uma conduta ética em todos os aspectos.

As questões relacionadas ao combate à corrupção, ética nos negócios, gerenciamento de riscos e a conformidade com normas internas e externas são abordadas de forma integrada e tratadas consistentemente para assegurar a sustentabilidade do negócio.

Conceitos Gerais

O foco da Governança Corporativa é gerenciar a empresa de forma eficiente, confiável e transparente. É o sistema que regula a empresa através da atribuição de responsabilidades, processos de decisão e autoridades.


As questões relacionadas ao combate à corrupção, ética nos negócios, gerenciamento de riscos e a conformidade com normas internas e externas são abordadas de forma integrada e tratadas consistentemente para assegurar a sustentabilidade do negócio.


A Volkswagen do Brasil tem como convicção que o sucesso de suas atividades só pode ser assegurado de forma sustentável se os princípios de Compliance forem observados. É através de um programa de Compliance que contém ações de comunicação e treinamento sobre respeito às regras que a empresa dissemina os conceitos de conformidade entre seus empregados e demais partes interessadas.

Compliance trata todas as medidas adotadas pelas empresas para assegurar que seus empregados atuem de maneira correta no que diz respeito às leis e proibições, regulamentos internos, padrões éticos e morais estabelecidos e declarações públicas.

O reflexo da postura da empresa pode ser observado no desdobramento do Programa de Compliance sob a forma de várias iniciativas, uma delas é a publicação e distribuição de cartilhas com o objetivo de manter seus empregados e parceiros de negócios sempre informados sobre a importância da aderência às leis e à conduta ética

Corpo Diretivo

O direcionamento estratégico da Volkswagen é responsabilidade de seu Comitê Executivo (COMEX) e sua função é deliberar sobre os assuntos de interesse geral da empresa, bem como aprovar e monitorar projetos específicos alinhados com a matriz do Grupo Volkswagen.

O COMEX é formado por 11 executivos de diversas áreas, que conduzem as suas ações observando o respeito às legislações nacional e internacional.

O Código de Conduta do Grupo Volkswagen define os princípios básicos aos quais todos os empregados devem aderir. Este documento oferece orientação e suporte para o gerenciamento de questões éticas presentes no dia-a-dia. É o compromisso da Volkswagen com o atendimento de regulamentos internos e externos.

 

Toda atividade econômica traz consigo riscos que podem impactar negativamente nos resultados da empresa e seus negócios. Na Volkswagen do Brasil a gestão de riscos faz parte dos processos corporativos e envolve a identificação detalhada de riscos, avaliação de seus potenciais impactos, implementação de medidas para eliminá-los ou reduzir a sua probabilidade de ocorrência e verificação da efetividade de tais medidas.

A Auditoria Interna é responsável pela análise dos processos e controles internos, auxiliando as áreas a executarem suas tarefas com eficiência e regularidade. É responsável também pela administração dos canais de denúncias, atuando na prevenção e identificação de possíveis fraudes que possam prejudicar as relações comerciais e a imagem da Volkswagen.

Canais de Denúncia

Clique aqui e conheça todos os nossos canais de atendimento.

ATENÇÃO: O canal de denúncias deve ser utilizado exclusivamente para prestar informações acerca de desvios de conduta ou possíveis fraudes. Para solicitações referentes aos nossos produtos, serviços de manutenção, rede de concessionários e Volkswagen Service favor utilizar os canais disponíveis na seção Fale Conosco.

Sistema Ombudsman

O Sistema Ombudsman é uma parte importante do sistema anticorrupção do Grupo Volkswagen e cria um ambiente seguro, dentro do qual os empregados e parceiros de negócios podem ajudar a combater a corrupção e conflitos de interesse. Dois advogados externos altamente respeitados atuam desde 2006 como ombudsmen independentes para receber informações sobre suspeitas de corrupção.

Operar de forma sustentável é um enorme desafio para o futuro de qualquer empresa, bem como da Volkswagen, de seus empregados e parceiros de negócios.
Em toda a ação, em toda a decisão devemos considerar os aspectos sociais, econômicos e ambientais, promovendo clima positivo e respeitoso, protegendo a integridade da empresa, de seus empregados e das comunidades com as quais interage.

Próximos Passos