2.3.47.2, 2017-10-10 18:26:25

Programa de Estágio

Programa de Estágio 2018

Volkswagen. Inspirada na sua vida.

A palavra que vem em primeiro lugar na Volkswagen é "pessoas".
Pessoas estão em primeiro lugar em tudo o que a Volkswagen faz. Porque pessoas estão em primeiro lugar no nome Volkswagen.

Volks: das pessoas.
Antes de ser uma montadora, a Volkswagen são pessoas que se inspiram na realização dos sonhos de milhões e milhões de vidas. Sem pessoas felizes e satisfeitas, a Volkswagen seria apenas um conjunto de peças reunido por um conjunto de robôs.

A Volkswagen escolheu ser mais do que isso. Escolheu ser uma marca de motoristas.

Para a Volkswagen, inovação não é um opcional de luxo. Não é opcional. E nem é luxo. Não importa o modelo, a categoria ou o preço do carro.
O que importa para a Volkswagen é fazer a diferença com quem importa.

Pessoas.
Em primeiro lugar no nome Volkswagen.
Em primeiro lugar em tudo o que inspira esta marca.

O Programa

O objetivo do programa de estágio é:

  • Oferecer aos estudantes a oportunidade de complementarem a formação escolar;
  • Propiciar experiência prática, aperfeiçoamento técnico e cultural, científico e de relacionamentos;

Estrutura do Programa:

  • Integração:
    Os estagiários passam por uma Integração, cujo principal objetivo é receber informações importantes sobre a empresa, sobre o programa de estágio e também facilitar a compreensão inicial do ambiente corporativo, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão sistêmica do negócio.
  • Plano de atividades:
    Programa de Capacitação Profissional (palestras, treinamentos, workshops): Os estagiários participam de palestras e treinamentos ao longo do programa de estágio.
  • Avaliação do estágio:
    Todos os estagiários são avaliados a cada 6 meses. Esse processo visa contribuir com o feedback de desenvolvimento e próximos passos de carreira.

Critérios e elegibilidade:

  • Estar regularmente matriculado em cursos de nível técnico ou superior, cursando em 2018 o penúltimo ou último ano.
  • Vagas para as 4 unidades: São Bernardo do Campo/SP, Taubaté/SP, São Carlos/SP e São José dos Pinhais/PR;
  • Inglês intermediário;
  • Conhecimentos intermediários em informática.
  • Previsão de conclusão do curso: Estudantes de penúltimo ano (julho ou dezembro 2019) ou último ano (Dezembro de 2018).
  • Disponibilidade para estagiar por 6 horas (das 8h às 15h) ou período parcial (das 8h às 12h ou das 13h às 17h – somente para os cursos de Engenharia)

Conheça as principais áreas da Companhia

Finanças

A missão principal de Finanças é a manutenção da liquidez financeira da companhia e a efetivação dos registros contábeis para fins gerenciais e fiscais.

Também é de sua responsabilidade determinar metas de eficiência operacional para todas as atividades desenvolvidas.

A Diretoria de Desenvolvimento do Produto torna real os desejos do cliente. A partir da solicitação do mercado, inicia-se o processo de criação pelo Design & Package, tornando-o real através da construção de protótipos e concluindo com a certificação completa do veículo para a fabricação.

Desenvolvimento do Produto tem como meta criar e desenvolver produtos modernos e atrativos, satisfazendo assim o desejo do cliente com o melhor produto do mercado.

O Planejamento do Produto é uma área que administra todas as etapas de um determinado projeto em que pode-se ter um novo conceito de veículo ou melhoria de um veículo já existente. Para se ter êxito e garantir qualidade dos produtos Volkswagen, esta área usa conceitos avançados de gerenciamento de projetos, com base em um manual criado pelo Planejamento do Produto Mundial chamado de PEP.

Através de planílhas eleboradas e reuniões conduzidas pelo Planejamento do Produto, toda a empresa está envolvida e comprometida com as metas propostas. O andamento dos projetos são reportados à presidência em reuniões mensais (VWB PSK). O Planejamento do Produto, alinhado com o Cycle Plan da companhia, elabora estratégias de investigação e implementação, recomendando a aprovação ou reprovação de programas conforme seu desempenho financeiro (profitability).

A missão de Operações é produzir veículos com tecnologia de ponta, considerando-se processos e produtos, contemplando a excelência da gestão da cadeia de logística, dos recursos humanos, da preservação do meio ambiente e produção. É focada também na obtenção de níveis competitivos de produtividade e custos.

Qualidade, para a Volkswagen, é a tradução da forma como o cliente percebe os seus produtos e serviços, através da sua visão, tato, aroma, audição e de sua sensação ao conduzir um veículo da empresa. Atua preventivamente nos processos para não permitir desvios e se caracteriza por um relacionamento responsável com o cliente para a sua satisfação, segurança e confiança na marca Volkswagen.

Recursos Humanos é uma área estratégica, com amplo poder de decisão e influência sobre o rumo dos negócios, que tem como desafio contínuo ser "best in class" em tudo o que faz. Está empenhada em atrair, reter e desenvolver pessoas, através de sistemas e políticas estruturadas para otimizar desempenho e compromisso, visando satisfazer as necessidades de clientes internos e externos.

Em contato permanente com fornecedores, visa munir a companhia com os materiais, equipamentos e serviços necessários às operações.

Combinando a necessidade de entender aspectos estratégicos, com a necessária orientação tática do trabalho diário das fábricas Volkswagen, além de aspectos psicológicos e culturais, sobretudo na área de metodologia de negociação, a área representa plataforma ideal para se conhecer a empresa em seu conjunto.

Tem como meta manter permanente sinergia resultante da união de Tecnologia da Informação e negócios estratégicos da empresa, orientados para o sucesso no mercado global.

Atuar como força de transformação nos processos de negócios da empresa, visando sua competitividade e sucesso no mercado mundial.

Área responsável pela imagem dos produtos Volkswagen. Realiza pesquisas de mercado para definir o público alvo para cada produto, posiciona-os no mercado e administra as campanhas publicitárias da marca. É responsável ainda pelas estatísticas de vendas, pelo relacionamento com os concessionários da marca e com os clientes.

Unidade São Bernardo do Campo/SP

Planta Anchieta

Nível técnico:

  • Administração
  • Elétrica

Nivel Superior:

  • Administração
  • Engenharias
  • Secretariado
  • Direito
  • Comércio Exterior
  • Ciências Contábeis
  • Economia

Unidade São Carlos/SP

Planta São Carlos

Nivel Superior:

  • Administração de empresas
  • Engenharias

Unidade São José dos Pinhais/PR

Planta São José dos Pinhais

Nivel Superior:

  • Administração
  • Engenharias

Unidade Taubaté/SP

Planta Taubaté

Nivel Superior:

  • Administração
  • Engenharias

Benefícios

  • Bolsa Auxílio
  • Transporte fretado gratuito
  • Alimentação subsidiada
  • Seguro de vida
  • Ambulatório médico na unidade
  • Desconto na compra de veículo
  • Estacionamento
  • 30 dias de recesso remunerado por ano estagiado

Etapas do Processo Seletivo

  • Inscrições: encerradas.
  • Provas online: Avaliação de inglês e raciocínio lógico.
  • Dinâmicas de Grupo: Neste dia o candidato receberá informações importantes a respeito da VW, detalhes do Programa de estágio e quais serão as próximas fases. Serão realizadas atividades presenciais em grupo.
  • Entrevistas com gestores: os candidatos pré-aprovados na fase anterior passarão por entrevistas com os gestores.
  • Resultado: Os candidatos aprovados na entrevista com o gestor receberão a informação e os próximos passos e lista de documentação necessária.
  • Declaração de matrícula: Para facilitar os trâmites burocráticos daqueles que chegarem a fase de dinâmica de grupo, recomendamos trazer a declaração de matrícula de sua instituição de ensino. Ela deve conter informações sobre o seu semestre atual, quando você irá concluir o curso, o seu horário de estudos e carimbo com CNPJ da instituição.

Duração do estágio:

A duração do estágio pode ser de 1 até 2 anos, no máximo.

Próximos Passos