O novo sempre vem

VW Brasil: 70 anos
Você dirige a nossa história.

Todo brasileiro tem uma história com um Volkswagen

Participar da sua história é algo que impulsiona a Volkswagen a evoluir cada dia. Fazemos isso há 70 anos no Brasil e continuaremos com a ajuda dos nossos mais de 13 mil colaboradores.

A inovação se transforma em tecnologia, que se transforma em qualidade e vira história de sucesso. Logo, o novo sempre vem!

Por isso, usamos a tecnologia para promover um encontro de gerações na celebração dos 70 anos da VW no Brasil. Esta campanha traz uma história repleta de emoções!

Elis Regina segue como uma das vozes mais marcantes da música brasileira.

Mesmo após 40 anos do seu falecimento, sua influência segue viva na produção cultural do país, emocionando gerações!

Sua filha, Maria Rita, comemora 20 anos de carreira com hits de sucesso. Ela era criança quando a mãe (Elis) faleceu. 

E se, de alguma forma, pudéssemos conectar Elis Regina e Maria Rita mais uma vez? Este é o conceito por trás da campanha de 70 anos da Volkswagen no Brasil.

Usamos o que há de mais moderno na tecnologia para promover um “encontro emocionante” de duas gerações.

A Volkswagen reforça que o passado e o futuro não são opostos e compartilham o mesmo DNA.

ID.4 Interior

Viver é melhor que sonhar

Assista ao emocionante encontro entre Elis Regina e Maria Rita. Nosso presente para você nestes 70 anos de Volkswagen no Brasil.

Para comemorar os 70 anos no Brasil

A Volkswagen traz ao país os seus primeiros veículos 100% elétricos: ID.4 e ID.Buzz. Os lançamentos fazem parte de uma promessa pioneira na indústria automotiva: zerar a emissão de CO2.

ID.4
ID.4 Exterior

Tecnologia, design sofisticado e conforto

O ID.4 possui um sistema de recarga rápida, capaz de recuperar 80% da bateria em cerca de 38 minutos. Ele também vem munido de funções como assistente ativo de mudança de faixa, detector de fadiga, detector de ponto-cego, frenagem automática de emergência, entre outros.

O veículo elétrico estará disponível no formato de assinatura, Volkswagen Sign&Drive. Seu novo Volks por assinatura ganha mais energia com os modelos elétricos.

Todas essas características fazem com que o ID. 4 seja não somente o precursor de um futuro mais verde, mas também um carro elétrico robusto e imponente. Com essa liderança, a meta é que até 2050 a emissão de CO2 dos veículos da Volkswagen seja totalmente neutra.

Conheça o ID.4

ID. Buzz
ID. Buzz

Conheça nossa Kombi 100% elétrica

A Volkswagen mantém sua tradição de oferecer conforto e segurança, agora com uma tendência de reduzir a emissão de CO2. Estes são os cartões de visita do ID. Buzz, um veículo totalmente elétrico que será lançado no Brasil no segundo semestre de 2023, como parte das comemorações de 70 anos da montadora no país.

E a história do ID.Buzz no Brasil está só começando. Em breve, mais detalhes eletrizantes do novo ícone da Volkswagen

Ficou interessado? Você pode ser um dos primeiros a receber informações sobre o lançamento do ID.Buzz.

lineup

Nós ainda somos os mesmos...

A primeira fábrica da Volkswagen foi estabelecida na Alemanha, em 1937. Em seguida, a marca expandiu, tendo o nosso país como o primeiro destino de sua produção internacional.

Rua Manifesto

Tudo começou com uma garagem alugada na rua do Manifesto, na cidade de São Paulo em 1953. 

O local funcionou como primeiro escritório da VW no Brasil e serviu para lançar as primeiras versões do Fusca e da Kombi no país.

Alguns anos depois, em 18 de novembro de 1959, a marca abriu a Fábrica Anchieta, a primeira de muitas que surgiram, com a presença dos presidentes da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, e da Volkswagen alemã, Heinrich Nordhoff.

Juscelino Kubistcheck, Carvalho Pinto, Heinrich Nordhoff, Friedrich Schultz-Wenk

O que começou impactando somente a economia de São Paulo, atualmente movimenta diferentes indústrias em todo o país. Ao todo, são mais de 12 mil colaboradores empregados, 300 empresas fornecedoras parceiras e 478 pontos de vendas espalhados por todo o Brasil.

Os veículos da Volkswagen produzidos no Brasil são exportados para as Américas, África, Ásia e até mesmo para a Europa, onde estão suas raízes.

produção

Não é um Volkswagen até você estar dentro dele.

Há 70 anos, começamos uma jornada emocionante, construímos histórias, laços, tornando tudo mais humano. Os nossos veículos fizeram parte dos momentos mais memoráveis, das viagens mais emocionantes e dos desafios mais marcantes. Afinal, um Volkswagen não é um Volkswagen até ter pessoas dentro. 

Para celebrar esses 70 anos, preparamos um vídeo que reflete essa nossa jornada ao lado dos brasileiros.

Remaining time, --:--

Ao longo dos 70 anos de história da empresa no Brasil, alguns fatos se destacam

Não é difícil demonstrar a importância da Volkswagen e da sua atuação no Brasil. Ao longo dos 70 anos de existência, sempre existiu a preocupação com o aumento de empregos, renda e fomentação de inovações tecnológicas, dentro e fora da indústria automobilística.

Veja alguns fatos marcantes dos 70 anos de VW Brasil

1
Fusca: um modelo histórico

É impossível falar sobre os primeiros anos da Volkswagen no Brasil sem citar o Fusca. Este nome, inclusive, não era o seu original. Antes chamado de “Sedan”, o modelo se tornou um fenômeno, vendendo mais de 8 mil unidades somente no ano de lançamento, em 1959.

Quando o Fusca saiu de linha, durante os anos 1980, a sua força era tão grande que o então presidente Itamar Franco pediu que a produção dele retornasse. Ao todo, foram mais de 3 milhões de unidades do Fusca produzidas no Brasil desde a sua inauguração nos anos 1950.

Fusca
2
Produção brasileira segue a todo vapor

Embora a Volkswagen tenha chegado ao Brasil em 1953, sua primeira fábrica foi inaugurada em 1959, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. O presidente Juscelino Kubitschek esteve presente na inauguração, assim como outras figuras importantes da época.

Durante os anos 1960, a produção da Volkswagen no Brasil continuou e se expandiu para além do galpão alugado na Rua do Manifesto, no bairro de Ipiranga. Dentre os destaques da década está a Kombi, primeiro modelo com 50% das peças e componentes feitos no país.

Kombi
3
Inauguração da segunda fábrica nacional

Foi durante os anos 1970 que a Volkswagen inaugurou a sua segunda fábrica no Brasil, na cidade de Taubaté, também em São Paulo. A abertura em 1976 trouxe consigo a produção de outros modelos de sucesso em nosso país, como o SP1, o SP2, a Brasília e o Passat.

Nesse ponto, a produção que se iniciou com apenas 12 colaboradores já era muito maior. Foi também nesta década que a importância da Volkswagen para a economia de São Paulo e do Brasil se tornou ainda mais notável, o que continuaria sendo verdade nas décadas seguintes.

4
Primeiro automóvel com injeção eletrônica e o sucesso do Gol

A década de 1980 trouxe para a Volkswagen diversos eventos importantes, dentre os quais podemos destacar dois: a produção do primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica, em 1988; e o lançamento daquele que por anos seria o veículo mais vendido do país: o Gol.

Claro que a década de 1980 contou também com modelos como o Parati, Saveiro, Voyage, Santana e Quantum, mas é impossível competir com a popularidade do Gol. O modelo é tão importante para a marca, que ele continuaria na dianteira de inovações posteriores.

5
Primeira montadora no Brasil com freios ABS

Durante os anos 1990, a Volkswagen inaugurou mais duas fábricas: uma em São Carlos, em 1996; e outra em São José dos Pinhais, em 1999. Essa segunda é notória por ser a primeira fábrica da marca no Brasil fora de São Paulo, estando localizada no estado do Paraná.

Somado a isso, a década foi marcada pelo lançamento do primeiro automóvel nacional com freios ABS, entre 1991 e 1992. A inovação serviu para mostrar que, mesmo após 40 anos em território brasileiro, a Volkswagen continuava dedicada à tradição e ao pioneirismo.

santana
6
O sucesso estrondoso do Gol continua!

Se lembram quando falamos que o Gol continuaria a ter impacto em décadas posteriores? Pois bem, aqui estamos nós! Lançado durante o ano de 2003, o Gol Total Flex foi o primeiro carro bicombustível do Brasil, uma tecnologia inovadora que permanece até os dias atuais.

A década também foi marcada pela construção de um Centro de Peças e Acessórios, em 2004, e pelo lançamento de modelos como Polo, Passat (importado da Alemanha) e o Fox. Este último foi 100% projetado no Brasil e acabou sendo exportado para a Europa.

gol total flex
7
Novas tecnologias e o futuro

Nas décadas mais recentes, a Volkswagen apenas reforçou a execução de seus valores primários, se mantendo uma marca autêntica e pioneira. Isso foi representado pelo lançamento de modelos como o up!, Polo, Virtus, T Cross, Taos, Jetta e Nivus.

O Virtus foi o primeiro veículo da América Latina a utilizar inteligência artificial. Alguns anos depois, o Nivus foi totalmente desenvolvido na América do Sul e fabricado e comercializado na Europa. Este segundo foi o primeiro modelo projetado e testado em ambiente virtual.

Por um futuro mais eficiente e ecológico

A celebração de 70 anos da Volkswagen no Brasil é marcada pelos lançamentos dos primeiros veículos 100% elétricos: ID.4 e ID.Buzz. Porém, a marca reforça o seu compromisso com um futuro mais ecológico com a implementação de várias ações que vão colaborar para a redução da emissão de CO2.

Desde 2022, toda a energia elétrica que abastece as nossas quatro fábricas e o Centro de Peças e Acessórios (PAC) é originada de fontes renováveis.

Fábrica Anchieta
Fábrica Anchieta

A primeira fábrica brasileira da VW foi instalada na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Com 50% dos componentes nacionais, foi nesta unidade que a Volkswagen produziu as primeiras versões do Fusca e Kombi, além de outros modelos que fizeram sucesso no Brasil.

Atualmente, a fábrica Anchieta produz os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro.

Fábrica Taubaté
Fábrica Taubaté

Inaugurada em 1976, a fábrica de Taubaté surgiu como um pólo criador de peças, mas passou a desenvolver seus primeiros veículos nos anos seguintes e se destaca como uma das principais unidades tecnológicas da empresa em todo o mundo.

Dentre os mais de 7 milhões de veículos produzidos ali estão: Gol, Voyage e up!.

Fábrica São Carlos
Fábrica São Carlos

Criada em 1996, a fábrica dobrou de tamanho para atender a demanda pela usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim, além de linhas de montagem de cabeçotes e motores.

A unidade já produziu mais de 12 milhões de monitores para modelos como Nivus, Polo, Virtus,up!, Cross up!, Fox, Gol, Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Tiguan e Jetta.

Fábrica São José dos Pinhais
Fábrica de São José dos Pinhais

Instalada em 1999, a unidade foi pioneira no uso do robô colaborativo para montagem dos veículos, tornando o processo mais seguro. A  fábrica conta ainda com algumas pistas que permitem os testes iniciais dos carros, assegurando a qualidade com relação a ruídos, funcionamentos de sistema de freio, suspensão e motor.

Veículos como Fox, VW T‑Cross, Novo Golf e Audi Q3 são originais desta unidade da Volkswagen no Paraná.

Making Of: VW 70 anos
Making of

A inteligência artificial (IA) já é realidade em diversos setores e impacta diretamente o dia a dia de milhares de brasileiros, mesmo que eles não saibam disso. Para esta campanha de 70 anos, a Volkswagen inovou mais uma vez e foi buscar o que há de mais sofisticado na tecnologia para transformar um sonho em realidade: promover o “encontro” entre Elis Regina e Maria Rita.

Making of

Neste vídeo, ao som do incrível Belchior, usamos a tecnologia "Deepfake" para trazer Elis Regina para 2023. Nesta viagem no tempo, ela se encontra com a sua filha, que celebra 20 anos de carreira.

Toda esta história é movida pelos veículos da Volkswagen, da icônica Kombi até o atual ID.Buzz, a nossa nova minivan elétrica.

Assista ao making ofAbre um link externo

Próximos passos

ID.4 SUVW

100% SUVW, 100% elétrico

Plugshare

Conheça os pontos de carregamento

ID. Buzz

O Volks para dar Play

Próximos passos

Texto legal Volkswagen do Brasil

Paz no trânsito começa por você! A Volkswagen do Brasil informa e esclarece que importadores de veículos independentes, sem que haja participação ou intermediação da Volkswagen do Brasil, não estão autorizados a importar veículos pela Empresa e, consequentemente, não possuem garantia de fábrica. A Volkswagen do Brasil não garante a disponibilidade de peças de reposição e nem o atendimento desses veículos em sua rede de concessionárias. A responsabilidade pelo produto, peças de reposição e atendimento à legislação brasileira desses veículos é única e exclusiva do adquirente e do Importador IndependenteAlerta aos consumidores: a Volkswagen do Brasil comercializa seus veículos exclusivamente através de nossa rede de concessionárias no Brasil, portanto, fique atento aos possíveis golpes e fake news existentes. Especificações técnicas, itens de série, opcionais, acabamento interno, cores e preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio pela Volkswagen do Brasil. Alguns itens podem estar indisponíveis durante esta simulação de configuração ou quando o seu veículo for produzido. Consulte uma concessionária sobre a disponibilidade de sua configuração. Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações. Pneus são fornecidos e garantidos pelo fabricante. Para os recursos de carregamento por indução: Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a função de carregamento por indução Qi. A função de carregamento por indução Qi pode não ser compatível com todos os modelos de celulares disponíveis no mercado.