--:--

Volkswagen do Brasil

Você dirige a nossa história.

70 anos de história. Anunciando o futuro e celebrando os 70 anos de Brasil.

Presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros há 70 anos, a Volkswagen é a maior produtora de automóveis do Brasil, com 24 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história, com mais de 4 milhões de carros embarcados.

Volkswagen do Brasil - Logo  70 anos

Com capacidade para desenvolver e produzir veículos de forma completa, seus produtos se destacam pela segurança, tecnologia e design, como o Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, líder no segmento SUVW no mercado brasileiro em 2020.

No Brasil, a Volks possui quatro unidades produtivas e um centro de distribuição de peças, além de cerca de 500 concessionárias. Em constante evolução tecnológica, nos investimos permanentemente na mobilidade sustentável, na conectividade e na digitalização como tópicos estratégicos para o futuro, por isso trouxemos para o Brasil o SUVW 100% elétrico que vai reinventar o futuro, o ID.4.

Ao longo das décadas, a Volkswagen revolucionou seu portfólio de produtos – que oferecem máxima qualidade, inovação, tecnologia e segurança –, modernizou suas quatro fábricas no Brasil, desenvolveu novas tecnologias e hoje é uma marca muito mais próxima das pessoas, inovadora, desejada, digital e conectada.

Não é um Volkswagen até você estar dentro dele.

Há 70 anos, começamos uma jornada emocionante, construímos histórias, laços, tornando tudo mais humano. Os nossos veículos fizeram parte dos momentos mais memoráveis, das viagens mais emocionantes e dos desafios mais marcantes. Afinal, um Volkswagen não é um Volkswagen até ter pessoas dentro. 

Para celebrar esses 70 anos, preparamos um vídeo que reflete essa nossa jornada ao lado dos brasileiros.

--:--

Volkswagen do Brasil

História Volkswagen do Brasil

Motor da indústria

Dentre os fatos marcantes da Volkswagen nos anos 50, destaca-se a fabricação da primeira Kombi com 50% peças nacionais, em 1956. O fato ilustra o papel decisivo da empresa no desenvolvimento da cadeia de fornecedores e da economia do Brasil. Outro marco histórico foi a inauguração da unidade Anchieta, em 18 de novembro 1959, com a participação do ex-presidente da República Juscelino Kubistcheck, que desfilou pela fábrica num Fusca conversível.

Na década de 60, a história da Volkswagen foi marcada por um crescimento acelerado e por lançamentos como o Karmann-Ghia (1962), a Variant (1969) e o TL (1970). Nos anos 70, nossa Engenharia do Produto mostrou a capacidade de inovação dos profissionais brasileiros e criou os primeiros Volkswagen genuinamente nacionais: a Brasília (1973), o SP1 e o SP2 (1975).

Ainda na década de 70, a Volkswagen do Brasil lançou o seu primeiro modelo com motor refrigerado a água e tração dianteira, o Passat (1974), uma revolução para a época. Em 1976, implantou a fábrica de Taubaté, com o propósito de fazer outro "brasileiro famoso", o Gol. Lançado em 1980, o modelo logo tornou-se o maior sucesso da indústria automotiva nacional e já soma mais de 7 milhões de unidades produzidas.

História Volkswagen do Brasil

Vento da inovação

Nos anos 80, chegaram os derivados da plataforma Gol: o sedan Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro, igualmente campeões de vendas em seus segmentos. Ainda naquela década, a Volkswagen do Brasil entrou no segmento de luxo, com o Santana (1984) e a Quantum (1985). Em 1988, a marca produziu o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível e ignição digital com mapeamento eletrônico, o Gol GTI.

Em 1996, inaugurou a fábrica de motores de São Carlos e, em 1999, a unidade industrial de São José dos Pinhais, no Paraná. Chegando inicialmente como carro importado (1994), o Golf logo se tornou um grande sucesso, introduzindo novos níveis de qualidade e dirigibilidade no mercado. 

Para receber o Polo (2002) e o Polo Sedan (2003), a fábrica Anchieta teve seus meios e processos produtivos completamente modernizados. Em 2003, a Engenharia criou mais um carro revolucionário, o Fox, que tem um melhor aproveitamento do espaço interno como dizia a propaganda "compacto para quem vê, gigante para quem anda".

História Volkswagen do Brasil

Sustentabilidade

Desde 2003, a linha de produtos da Volkswagen do Brasil foi completamente renovada. Foram lançados o Polo, o Polo Sedan e o Novo Golf. A família Gol, Parati e Saveiro entrou na 4ª geração. O próprio Fox ganhou derivados: o CrossFox e o SpaceFox. A Kombi foi equipada com o motor 1.4 litro Total Flex refrigerado a água. Lançados em 2008, o Novo Gol (eleito "Carro do Ano de 2009") e o Voyage inauguraram novos padrões de qualidade, economia, desempenho e dirigibilidade no segmento dos carros de entrada. 

Ao mesmo tempo que lançou produtos, modernizou fábricas e desenvolveu novas tecnologias, na primeira década do século 21, a Volkswagen do Brasil deu outros passos importantes rumo à sustentabilidade. A empresa implantou um eficiente Sistema de Gestão Ambiental e conquistou a ISO 14001 em todas as suas fábricas. A Fundação Volkswagen intensificou e ampliou seu leque de atuação social, trabalhando por uma educação pública de qualidade e pelo bem-estar da comunidade.

História Volkswagen do Brasil

Mudanças

Em dezembro de 2010, a Anchieta inaugurou nova linha de pintura, ampliando sua capacidade produtiva. Em fevereiro, São Carlos aumentou a produção motores e a Taubaté iniciou a construção de uma nova área de Pintura.

Em 2011, a Volkswagen iniciou uma nova etapa no Brasil, com uma maior conexão tecnológica entre os produtos e processos desenvolvidos no País e o que existe de mais moderno e inovador no Grupo Volkswagen. Até 2014, a empresa investiu R$ 8,7 bilhões em novos produtos e na ampliação da capacidade das fábricas brasileiras.  

Fundação Volkswagen

Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen desenvolve iniciativas de impacto social e educacional com recursos provenientes dos rendimentos de um fundo constituído pela montadora alemã em 1979, além de apoiar tecnicamente algumas das ações de responsabilidade social da Volkswagen do Brasil.

A Fundação compartilha a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade. Junto com parceiros técnicos, aplica e dissemina conhecimentos capazes de atrelar a teoria à prática.

O resultado disso são transformações efetivas em duas frentes de atuação: educação e desenvolvimento social.

Saiba mais em: www.fundacaovolkswagen.org.brAbre um link externo

Conheça nossas 4 fábricas no Brasil

Volkswagen do Brasil - Planta São Bernardo do Campo
Fábrica de São Bernardo do Campo

Inaugurada em 18 de novembro de 1959, é localizada em São Bernardo do Campo/SP e tem área total de 1,6 milhão m², dos quais 994 mil m² são de área construída. Produz os veículos: Nivus, Polo, Virtus e linha Saveiro.
Volkswagen do Brasil - Planta São Carlos
Fábrica de São Carlos

Inaugurada em 12 de outubro de 1996, é localizada em São Carlos/SP e tem área total de 746 mil m² e 95 mil m² de área construída. Produz 70 modelos diferentes de motores.
Volkswagen do Brasil - Planta Taubaté
Fábrica de Taubaté

Inaugurada em 14 de janeiro de 1976, é localizada em Taubaté/SP e tem área total de 3,6 milhões m² e 396 mil m² de área construída. Produz o veículo Polo Track.
Volkswagen do Brasil - Planta São José dos Pinhais
Fábrica de São José dos Pinhais

Inaugurada em 18 de janeiro de 1999, é localizada em São José dos Pinhais/PR e tem área total de 1,3 milhão m², dos quais 305 mil m² são de área construída. Produz o veículo T-Cross.

Volkswagen do Brasil

--:--

O maior painel da América Latina é sustentável

A fábrica da Volkswagen na Rodovia Anchieta possui o maior painel da América Latina. E as costureiras do Grupo Charllote, que fazem parte do Projeto Costurando o Futuro, deram um destino especial para ele. Aliás, um não, vários.

VW firma compromisso pra promover a igualdade de gênero na companhia

A Volkswagen do Brasil anuncia sua adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Womens’s Empowerment Principles - WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. A VW se une a mais de 300 empresas signatárias no Brasil e firma seu compromisso em promover a igualdade de gênero na companhia. Assim, a empresa firma o compromisso na região América do Sul, uma vez que a Volkswagen Grupo Argentina também é signatária dos WEPs.

Conheça os clubes Volkswagen por todo o Brasil

Clubes

Clubes Volkswagen

Conheça este espaço dedicado a todos que adoram a Volkswagen e que têm um carinho especial tanto pelos modelos novos quanto pelos clássicos da marca.

Texto legal Volkswagen do Brasil

Paz no trânsito começa por você! A Volkswagen do Brasil informa e esclarece que importadores de veículos independentes, sem que haja participação ou intermediação da Volkswagen do Brasil, não estão autorizados a importar veículos pela Empresa e, consequentemente, não possuem garantia de fábrica. A Volkswagen do Brasil não garante a disponibilidade de peças de reposição e nem o atendimento desses veículos em sua rede de concessionárias. A responsabilidade pelo produto, peças de reposição e atendimento à legislação brasileira desses veículos é única e exclusiva do adquirente e do Importador IndependenteAlerta aos consumidores: a Volkswagen do Brasil comercializa seus veículos exclusivamente através de nossa rede de concessionárias no Brasil, portanto, fique atento aos possíveis golpes e fake news existentes. Especificações técnicas, itens de série, opcionais, acabamento interno, cores e preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio pela Volkswagen do Brasil. Alguns itens podem estar indisponíveis durante esta simulação de configuração ou quando o seu veículo for produzido. Consulte uma concessionária sobre a disponibilidade de sua configuração. Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações. Pneus são fornecidos e garantidos pelo fabricante. Para os recursos de carregamento por indução: Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a função de carregamento por indução Qi. A função de carregamento por indução Qi pode não ser compatível com todos os modelos de celulares disponíveis no mercado.