Talento Volkswagen Design
VW Metaverse Experience
VW Metaverse Experience
Como seria a experiência vw no metaverso?
Mais do que um universo digital, o metaverso é a possibilidade de um futuro onde os mundos físico e virtual estarão profundamente interconectados, trazendo mudanças no estilo de vida e oportunidades para plataformas que juntem o melhor das experiências reais e digitais.
Convidamos você a levar a Volkswagen para o próximo nível dos ambientes virtuais e desenvolver uma nova experiência digital, com um produto Volkswagen dentro do Metaverso - que ofereça mobilidade e experiências totalmente imersivas do transporte.
Shape
*Caso esteja usando um smartphone, vire o dispositivo na horizontal para uma melhor experiência de navegação e visualiazação da galeria.
O time de Shape é responsável pelo desenvolvimento do exterior e interior do veículo, aliando proporção, forma e função. A atividade de Shape Designer utiliza diferentes ferramentas para conceber suas ideias, como “sketches” à mão, ilustrações digitais, modelagens 3D e modelos físicos em “clay”, seguindo diretrizes preestabelecidas pelo package do projeto.
O ambiente virtual é palco de grandes inovações, podendo oferecer inúmeras possibilidades, funcionalidades e esculpindo formas únicas.
Pensando nisso, Crie um produto Volkswagen de mobilidade para o Metaverso.
Escolha uma das propostas abaixo ou crie uma nova para desenvolver seu produto!
A: Concept Car (Real Simulator)
B: Advanced (No Boundaries)
Importante!
- Produto | DNA VW; proporção em relação ao usuário; superfícies e soluções de design; ergonomia e número de passageiros; aplicabilidade de novas tecnologias e materiais; relação com o tema proposto.
- Cenário | Qual tipo de ambiente virtual seu produto estará inserido?
- Experiência | Qual tipo de experiência e usabilidade no Metaverso seu produto poderá oferecer ao usuário? (ex: Se for dentro um jogo, que tipo de jogo? Se for um serviço, que tipo de serviço? Etc...)
Color & Trim
“E AGORA O QUE DEVO CRIAR?”
Esse ano convidamos o participante de Color&Trim a criar uma série especial de um produto Volkswagen para ser lançado no Metaverso.
Levando em consideração que este produto deve existir no mundo físico e virtual, e terá seu lançamento em um evento no Metaverso. Podendo ser esse evento, um dos três sugeridos por nós ou um novo criado por você!
A: Festival (ex: musical; artístico...)
B: Game (ex: competição/campeonato; estratégias; simulação de vida...)
C: Galeria virtual (ex: museu; garagem; showroom; Auto Show...)
Desse modo, desenvolva uma proposta de Color & Trim, considerando como foco, um produto VW de mobilidade.
- Fundamente seu projeto
Procure relacionar suas escolhas com diversas áreas de inspiração. (Ex: moda, arquitetura, eletrônicos, entre outros).
- Preocupe-se com a harmonia da sua proposta
Quais sensações o ambiente externo deve proporcionar ao usuário? Há alguma necessidade específica que devo atentar-me?
Abaixo, o conteúdo exigido nas pranchas:
- AVATAR (Persona) | Qual é o público-alvo do seu produto? Qual o perfil desse avatar? Qual seus gostos? Qual sua rotina?
- PRODUTO (Conceito) | Como será esse produto? Qual conceito justifica essa série especial? O produto está coerente com o público-alvo escolhido?
Exterior: cores, detalhes, apliques, propostas gráficas (adesivos, faixas, logos);
Interior: cores, acabamentos, tecnologias, revestimento dos bancos, aplicação de materiais;
- EVENTO (Cenário) | Qual é esse evento? Quais as características e imagens o ilustram? É coerente com seu produto e público-alvo?
*Caso esteja usando um smartphone, vire o dispositivo na horizontal para uma melhor experiência de navegação e visualiazação da galeria.
Design de experiência (UX/UI)
*Caso esteja usando um smartphone, vire o dispositivo na horizontal para uma melhor experiência de navegação e visualiazação da galeria.
Briefing
O metaverso é a possibilidade de um futuro onde os mundos físico e virtual estarão profundamente interconectados, trazendo mudanças no estilo de vida e oportunidades para plataformas que integrem experiências reais e digitais.
Queremos que você monte um estudo de caso, explorando como a VW pode construir sua própria versão do metaverso, oferecendo mobilidade, conectividade e diversão através de uma experiência imersiva no universo digital.
Iremos avaliar todo o processo que você propõe para levantamento de informações e abordagem de uma questão de pesquisa, a ideação gerada e a forma como você organiza suas ideias dentro da proposta de atuação no contexto. Considere também a relação da proposta com a marca, e sua atuação no mundo hoje.
Entregáveis
O suporte e forma de apresentação são livres, de acordo com as suas possibilidades. O importante é como você nos conta a história da sua proposta.
É importante que seu estudo contenha e comunique as seguintes etapas:
- Pesquisa
- Investigação e levantamento das informações que serão a base para seu estudo. - Delimitação da questão principal
- Em qual recorte você vai atuar, quem vai usar e qual o contexto específico? - Ideação
- Quadro de referências e alternativas para atuação no contexto e como se apresentam para quem vai usar. - Prototipagem
- Jornada e proposta visual que considere o DNA de Design da VW e sua evolução no metaverso.
Material de apoio
*Caso esteja usando um smartphone, vire o dispositivo na horizontal para uma melhor experiência de navegação e visualiazação da galeria.
Separamos algumas dicas e materiais de referência, para te ajudar na comunicação e apresentação do seu projeto.
- Pense em uma diagramação que fortaleça o conteúdo das suas pranchas, isto é, seja objetivo, utilizando imagens para expressar sua ideia, palavras-chave e textos curtos.
- As imagens ajudam na fundamentação e desenvolvimento do seu projeto, por isso dedique um tempo escolhendo as imagens certas que comuniquem visualmente sua ideia.